sexta-feira, 1 de abril de 2011

Distopias Top 25 (1/3)

Tenho uma especial atracção por ficção e cinema sobre a questão distópica. A distopia, ou utopia negativa (como se a houvesse positiva) foca a dinâmica de uma sociedade falhada do ponto de vista da liberdade individual. Consideramos o homo sapiens um animal racional, com capacidade de tomar decisões e responsabilizar-se por elas. Uma sociedade que nega isso ao indivíduo, é uma sociedade que nega o indivíduo. Infelizmente, o século passado foi pródigo neste tipo de engenharia social, tanto em regimes fascistas como comunistas, que trouxeram uma quantidade de sofrimento por nós inimaginável. Não admira que o romance e o cinema tenham discutido e produzido arte nesta temática, já que os intelectuais são dos primeiros recrutados por esses sistemas para o justificarem às massas, e nada melhor que uma analogia ácida para responder à altura e mostrar o verdadeiro rosto de um regime totalitário.

Poderia sugerir uma boa dúzia de livros excelentes sobre o tema (leiam Orwell!) mas, sendo o Mr.Red um blog de cinema, escolhi mostrar aqui o meu top 25 possível de filmes sobre o tema. Há muitos mais filmes que poderiam ser incluídos mas creio que recolhi os mais significativos. Quanto aos critérios: deixei de fora os filmes de zombies (hei-de fazer um top só para estes senhores) ou os Last Man on Earth (que já falei aqui). Também não considerei as produções Japonesas como o Akira ou Battle Royale que ficam para a próxima. Tive também alguma resistência a colocar filmes SciFi demasiado clássicos com pano de fundo distópico, e que todos conhecem, como o Blade Runner, o Matrix e o Terminator (iam todos para o início do top, o que serviria de distração). Decidi também não incluir filmes como Modern Times de Chaplin ou o recente The Life of Others porque são... hmmm, demasiado reais?

Atenção, nem todos são bons, mas os fraquitos aparecem logo no início já que vou fazer um top decrescente. Alguns deles, como o Fatherland ou o The Handmaid's Tale estão aqui mais pelo livro de onde se inspiraram. Divido a lista em três posts. Ora aqui estão os filmes do 25º ao 18º:
25
Fatherland (1994)
Hitler ganhou a guerra da Rússia, conquistou e estabilizou o terreno até aos Urais e conseguiu uma paz podre com os Estados Unidos. A guerra fria é entre a Alemanha Nazi e o que sobrou do Ocidente. Estamos nos anos 60 e na véspera de um encontro internacional muitíssimo importante para o Reich. Rutger Hauer é um polícia SS que percebe que algo de muito estranho e secreto aconteceu com os judeus, 20 anos atrás, e decide investigar. O livro Fatherland, de Robert Harris (escritor mais conhecido pelos bestsellers sobre Roma Antiga) de onde este filme foi baseado é muito melhor que o filme. Apesar do tema da História Alternativa ser muito interessante (meninas e meninos: está a ser produzido para cinema o The Man in the High Castle do K.Dick) este filme podia ter sido muito melhor...
24
Equilibrium (2002)
Na nação da Libria vive-se uma sociedade sem emoções. Qualquer traço de alegria, tristeza, felicidade ou ódio, é um big mistake. A censura é geral e o povo anda dopado com um medicamento, Prozium, que lhes retira qualquer vestígio emocional. Para manter o status quo existe um corpo policial meio Ninja meio Man in Black (com evidente inspiração no Matrix). Só que o que acontece quando um dos polícias mais perigosos começa a interrogar-se sobre a justiça de tudo isto? O filme poderia ser muito mas muito melhor do que é. É pena, mas se for um maluquinho por filmes deste género, veja nem que seja para dizer mal.
23
The Handmaid's Tale (1990)
Eu sou um fã do livro da Margaret Atwood, uma escritora envergonhada de SciFi (ela está sempre a dizer que escreve ficção especulativa...). É um romance magnífico passado num futuro próximo, onde os USA se transformaram numa teocracia cristã à lá Taliban, e onde as mulheres são basicamente animais de procriação. É uma crítica devastadora tanto aos movimentos religiosos que subalternizam as mulheres (hmm... todos?) e ao machismo que os motiva e origina. Leiam o livro se gostam do género. Quanto ao filme, cosi cosi...
22
Brave New World (1980)
Um filme da BBC para televisão baseado no conhecido romance de Aldous Huxley. Um mundo pacificado pelas drogas, onde as emoções são obliteradas e o hedonismo incentivado. A sociedade é composta por cinco castas, desde os Alfas mais inteligentes e responsáveis pela sociedade, até aos Epsilons, escravos quase animalescos. O nosso personagem principal é um tipo que tem a mania de pensar (algo comum nesta lista). E essas coisas nunca acabam pacificamente. Este filme produzido pela BBC tem três horas de duração mas, inicialmente, foi visionado como uma mini-série de dois episódios no total de quatro horas. Não envelheceu bem mas consegue ser muito melhor que uma recente adaptação americana, de 1998, da mesma obra (mesmo depois de se saber que conta com o Leonard Nimoy). Podem ver a versão de três horas no Google Video.
21
Silent Running (1972)
Silent Running é um filme que se passa nos arredores da implícita sociedade distópica. Neste caso, a Humanidade conseguiu destruir o seu ecossistema por excesso de população (enfim, nada de ficção neste aspecto) e as últimas florestas sobrevivem no espaço em grandes naves espalhadas pelo sistema solar. O personagem principal, um botânico que toma conta do equilibro do sistema há vários anos, revolta-se contra a ordem insana vinda da terra de destruir todas as restantes florestas. Ele mata a tripulação e foge com a nave em direcção a Saturno. Um filme hippie que só ficou desactualizado nesse aspecto.
20
Logan's Run (1976)
Ano 2274. Uma sociedade perfeita. Prazeres, sexo, gente bonita, nada de crimes ou preocupações. Parece bem! Mas qual é o catch? Aos 30 anos somos mortos num ritual! Isso parece porreiro quando se tem 18 mas começa a comichar quando se tem 25. Quando se tem 29, a coisa já não tem piada. Claro que a maioria dos jovens nesta sociedade são perfeitamente idiotas e não se importam muito com o amanhã imediato. Mas quando se tem dois palmos de testa e se quer questionar o normal das coisas? Este é um dos filme de SciFi mais conhecidos da década de 70 e ainda um dos mais falados e referenciados. A não perder para os aficionados.
19
Twelve Monkeys (1995)
Terry Gilliam tem duas entradas nesta lista (suponho que conseguem antever qual é a outra). Num mundo devastado por um vírus, Bruce Willis é 'voluntariado' para uma viagem no tempo onde, no passado, deve tentar descobrir a origem da doença. Acaba por andar às voltas com o Brad Pitt num manicómio. Alucinado, insano, complicado e interessante como é típico de Gilliam. Este filme já tem 16 anos?? (argh!)
18
Rollerball (1975)
Estamos em 2018 (estas datas chegam depressa...) e o mundo é governado por corporações. Acabaram-se as guerras e os crimes (existe aqui algum optimismo) mas também se acabaram as várias liberdades. Existe um novo desporto das massas, o Rollerball, o novo jogo de gladiadores. Só que o Cristiano Ronaldo do sítio decide ter algo a dizer. Um bom filme.

1 comentário:

  1. Grande lista! Espero ansiosamente pelo resto! :)

    Em relação a "The Man in the High Castle" acho que a adaptação não é para filme, mas antes para uma série televisiva encomendada pela BBC. Aguardemos...

    Abraço,

    ResponderEliminar