quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

The Stepford Wives (1975)

The Stepford Wives é um filme híbrido Sci-Fi/Terror passado em ritmo lento num condomínio de luxo supostamente normal. O casal Eberhart está prestes a mudar-se do centro de NY para uma vivenda nos subúrbios, consequência da promoção do marido advogado.

Na primeira cena do filme vemos Joanna Eberhart (Katharine Ross), em silêncio, na casa já vazia. Um espelho que roda e pára na sua face.

Nos olhos alguma hesitação, mas segue-se um inspirar decidido. Fotógrafa, artista por natureza, já com os filhos e à espera do marido, sai do carro para tirar uma última foto a um rapaz que transporta um manequim feminino pela rua. Esta cena é um pequeno piscar de olhos ao tema do filme. Quando o pai chega, Walter Eberhart (Peter Masterson), o filho diz-lhe que viu um homem a carregar uma mulher nua, ao que o pai responde que é por isso que vão para Stepford.

Pouco depois de chegarem à nova casa Walter, no jardim, encontra a vizinha, uma perfeita dona de casa, Carol van Sant (Nanette Newman) que lhes oferece um bolo. Tudo perfeito se não fossem os olhos dela. À noite, Joanna não se mostra convencida com a mudança, apesar da casa maior, da aparente melhor vizinhança, do salário do marido. Parece recear um tédio que se avizinha. Ela não é uma dona de casa mas vê-se sem emprego e parada em casa.

Dias depois, na frente do supermercado, o casal vê a vizinha, van Sant, após um pequeno acidente de carro. A ambulância vem rapidamente e leva-a embora. Só que na direcção oposta ao hospital. Um detalhe que o casal não dá muita importância.

À noite, Joanna acorda sozinha na cama e desce até à sala onde está Walter sentado, com ar desolado. Foi a noite da sua entrada na associação de homens da vila (cuja entrada é reservada só para homens, facto que desagradou a ambos mas que não impediu Walter de nele ingressar). Há nitidamente algo que o olhar dele esconde.

De uma novela de Ira Levin (o primeiro livro de uma trilogia sobre Stepford), o mesmo que escreveu Rosemary's Baby e The Boys from Brazil, que também resultaram em dois bons filmes. O livro original foi adaptado ao cinema por William Goldman (All the President's Men, Marathon Man). Goldman pretendia que fosse uma comédia negra mas a realização final seguiu um rumo diferente (a meu ver, ainda bem). Mas alguém não se deve ter esquecido desta intenção porque o remake, com a Nicole Kidman, foi nesse sentido (não vi este remake, mas pela média e comentários no imdb, não deixou saudades).

A narrativa da comunidade local pacífica que esconde uma realidade terrível, por detrás do seu verniz de normalidade, tem sido usado múltiplas vezes. Por ser particularmente apropriado em seriados, pelo tempo de exposição lento que estes dispõem, foram realizadas várias séries nesta temática. Contam como exemplos o famoso Twin Peaks, The Prisioner ou o recente Happy Town cancelado abruptamente apesar de parecer promissor (e sacrificado à ininteligivel razão da televisão americana). O recente filme The White Ribbon de Michael Haneke é uma excelente exploração, no contexto histórico pré-grande guerra, das estranhas trajectórias das aldeias e dos seus micro-ditadores, sejam eles religiosos ou seculares, quando deixados isolados por muito tempo.

[spoilers] O filme tem igualmente uma forte conotação feminista. De como a subalternização da mulher ainda é possível, gerações passadas depois do esforço e sucesso do sufragismo, onde há decadas que a igualdade de direitos entre géneros está legalmente garantida. Para muitos, a mulher ainda é olhada como a fada (ler serva) do lar e, se a sociedade vai contra este desejo, são possíveis outros caminhos mais subtis para manter uma aproximação do anterior status quo. Neste filme é usada a substituição literal da mulher por um andróide física e sexualmente sofisticado, mas psicologicamente infantil. Uma metáfora da pressão psicológica (por vezes social), muito real, que leva à mesma domesticação de milhões de mulheres. Faz-me lembrar uma cena ocorrida no American Beauty: Allison Janney (a C.J. do West Wing) sentada, imóvel, em silêncio e no imaculado da sua sala, à espera que alguém chegasse. Um poderoso e terrível exemplo de uma pessoa em stand-by.

[spoilers] O tipo de andróides no The Stepford Wives são uma aproximação dos zombies filosóficos defendidos, mais recentemente, por David Chalmers. Seres sem actividade consciente que, apesar disso, são indistinguíveis de um ser humano normal (no caso do filme, isso não acontece totalmente). No Blade Runner ou na nova versão do Battlestar Galactica (obrigatória para um fã de Sci-Fi) este conceito vai tão longe que serve quase de refutação narrativa às experiências mentais de Chalmers (quem tiver interessado em refutações filosóficas, ler Daniel Dennett, por exemplo).

Sejam filosóficos ou não, naturais ou sobrenaturais, terrestres ou extraterrestres, os zombies e amigos correspondem à perda do que somos, à dissolução da nossa personalidade, da nossa mente, o que faz ser o eu. Desaparecemos quando somos substituídos por uma força exterior que se ocupa do nosso corpo, o mais íntimo espaço que temos, seja por doença, magia, possessão ou invasão de ETs. Este, porém, é um medo estranhamente próximo que enfrentamos sob a égide das doenças de Parkinson ou de Alzheimer. Seja como for, deixam-nos como alguém disse, o contrário de fantasmas: só os corpos permanecem.


Imdb: http://www.imdb.com/title/tt0073747/

3 comentários:

  1. Gosto desse filme,tem fotografia anos 70 muito bonita.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Os anos 70 estão cheios de filmes SciFi interessantes. De vez em quando, descubro uma boa surpresa :-)

    ResponderEliminar